Newsletter
Receba nossas últimas informações diretamente em seu e-mail.
Mantenedores Master
O Banco de Alimentos de Canoas desenvolveu, durante os dias 03 e 04 de agosto de 2017, o projeto Nutrindo o Amanhã, fruto da nossa participação na 3ª edição do “Prefeitura Mais Perto”. Foi feita uma avaliação antropométrica das crianças de primeiro, segundo e terceiro ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Nelson Paim Terra, onde foi realizado o evento. O objetivo foi contribuir para a promoção e a manutenção da saúde de crianças identificando o perfil nutricional e orientar corretamente quanto a uma alimentação saudável e higiene dos alimentos.
Para a avalição foi usado o critério de Índice de Massa Corporal (IMC), estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Os dados coletados foram inseridos no software WHO AntrhroPuls desenvolvido pela OMS, para o acompanhamento de crianças com mais de 60 meses de idade.
Foram avaliados 18 alunos dos primeiros, segundos e terceiros anos dos turnos manhã e tarde. Segue alguns dos resultados obtidos:
- Foram avaliadas 47 meninas sendo que 48,94% apresentavam Eutrofia (peso ideal), 19,15% Sobrepeso, 21,28% Obesidade e 10,63% Obesidade Grave.
- Foram avaliados 61 meninos onde 55,74% apresentavam Eutrofia, 16,39% Sobrepeso, 14,75% Obesidade e 13,12% Obesidade Grave. Trabalhamos com cinco turmas, que somadas atingem o total de 150 alunos matriculados. Nos dias da avaliação 108 (72%) alunos estavam presentes e 42 (28%) ausentes.
Lembramos que este resultado geral baseou-se somente no Índice da Massa Corporal (IMC) para obter uma visão geral do estado nutricional da população estuda. Cabe salientar que estes resultados serão analisados individualmente, onde serão avaliados além do IMC os critérios de estatura por idade e peso por idade para que se obtenha uma avaliação mais completa. Posteriormente, os resultados serão enviados para os responsáveis informando o estado nutricional da criança e a necessidade ou não de procurar ajuda de um profissional da área nutricional.